Identificação da Instituição


O

Centro Social Paroquial da Pelariga está situado na Rua Augusta s/n Pelariga, é uma Instituição partícula de Solidariedade Social (IPSS),com o registo lavrado pela inscrição nº32/2001, a fl. 48 do livro nº 6 das Fundações de Solidariedade Social em 15 de Março de 2001.

Disponibiliza à comunidade um conjunto de respostas sociais, tais como:

  • Serviço de Apoio Domiciliário
  • Centro de Dia
  • Cantina Social

  • Creche
  • Centro de Atividades de Tempos Livres
  • Componente de Apoio à Família,

  • Serviço de Refeições Escolares

O Centro Social Paroquial da Pelariga, iniciou a sua atividade a 7 de Janeiro de 2002 como Empresa de Inserção aprovada em 26.09.2001 pelo Sr. Diretor do Centro de Emprego de Leiria, tendo sido reconhecida em 30.07.2001 pela Comissão para o Marcado Social de Emprego.

Inicialmente funcionava em instalações provisórias (Associação Recreativa dos Matosos) apenas com a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

No âmbito de Empresa de Inserção iniciou a sua atividade com a aquisição de equipamentos e 2 viaturas para a prestação do SAD, com a criação de 7 postos de trabalho.

Durante o primeiro ano desenvolveu a sua atividade a nível do SAD e iniciou também o serviço de refeições escolares nas EB 1 e Jardim-de-Infância da Machada e Salgueiro.

No ano 2003, iniciou o serviço de refeições na EB 1 do Barrocal e no CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Pombal.

Em Setembro de 2004, abriu a resposta social de CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) na EB1 da Pelariga.

Em Abril de 2006 procedeu à extinção da Empresa de Inserção com o IEFP e estabeleceu Acordos de Cooperação com a Segurança Social para 14 utentes, ao nível do Serviço de Apoio Domiciliário. Em Setembro do mesmo ano, deu início à resposta social de CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) para as crianças da EB1 da Machada a funcionar provisoriamente na ARDEC (Associação Recreativa da Machada).

Em Março do ano seguinte, a instituição procedeu à 2ª fase de candidatura ao Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), tendo sido aprovada a construção de Creche e Centro de Dia. No mês de Julho do mesmo ano, o Acordo de Cooperação com a Segurança Social foi reformulado, passando a abranger 21 utentes da resposta social de SAD. No mês de Setembro iniciou o serviço de refeições na EB1 e Jardim de Infância da Pelariga.

Em 2008 a instituição deixou de fornecer refeições escolares na EB1 do Barrocal e no CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Pombal.

Em 2009 iniciou ao nível dos Jardins de Infância da Machada e Pelariga Componente de Apoio à Família (Almoço e Prolongamento de Horário).

Em Agosto de 2010 procedeu-se à deslocação do Centro Social Paroquial da Pelariga para as instalações definitivas construídas no âmbito do Programa PARES  iniciandos as novas resposta sociais de Creche com capacidade para 33 utentes, Centro de Dia para 30 utentes.

No ano 2013 iniciou a resposta social de Cantina Social com capacidade para 25 utentes.

Frequências / capacidade atuais (Dezembro 2013):

  • Serviço de Apoio Domiciliário – 40 utentes
  • Centro de Dia – 30 utentes

  • Creche – 33 utentes
  • Cantina Social – 25 utentes

  • CATL (Centro de Atividades Tempos Livres) – 40 utentes
  • CAF (Componente de Apoio à Família) – 44 utentes

Para além destas respostas sociais a instituição é mediadora e beneficiária do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados).